Os fogos de artifício podem ser um espetáculo visual para muitos, mas para algumas pessoas autistas, o barulho alto e imprevisível, além do brilho intenso e repentino dos fogos pode ser extremamente desconfortável e um gatilho sensorial, gerando ansiedade e até crises sensoriais.
Isso ocorre porque muitas delas têm uma sensibilidade maior a estímulos visuais e sonoros, especialmente crianças que ainda estão desenvolvendo a capacidade de compreender e lidar com esses estímulos e suas limitações.
Aqui estão algumas formas práticas de ajudar:
– Verifique quando e onde os fogos ocorrerão. É importante evitar locais muito próximos às explosões e, se possível, optar por assistir aos fogos a uma distância segura, onde o impacto seja reduzido.
– Use recursos visuais, como imagens ou vídeos, para mostrar o que são fogos e como soam.
– Certifique-se de que a pessoa tenha acesso a um local silencioso e confortável durante os fogos. Fones de ouvido com cancelamento de ruído são ótimos para reduzir o impacto sonoro.
– Deixe por perto brinquedos sensoriais, cobertores ou qualquer item que traga segurança. Uma playlist de sons calmantes pode ajudar a distrair e tranquilizar.
Lembre-se de que é fundamental estar ao lado da pessoa, oferecendo apoio e conforto. Especialmente no caso de adultos, respeite caso ela prefira se isolar, garantindo sempre que esteja em um ambiente seguro e protegido.
Depois dos fogos, pergunte como a pessoa se sentiu e valide suas emoções. Pequenos gestos como esses fazem toda a diferença para tornar momentos desafiadores mais suportáveis para pessoas no espectro e suas famílias.