11/04/2024

Estádios: espaços especiais para torcedores no espectro autista

Divulgação/Santos FC

No Mês Mundial de Conscientização do Autismo, o futebol brasileiro deu um grande passo em direção à inclusão e à acessibilidade. Times como o Santos FC e o Palmeiras anunciaram iniciativas inovadoras para tornar seus estádios ambientes mais acolhedores e seguros para crianças e adultos no espectro autista.

Na Vila Belmiro, o Santos anunciou no início do mês que está finalizando a criação de uma sala inclusiva. Este espaço, situado próximo às arquibancadas, foi projetado para permitir que pessoas com diferentes deficiências possam desfrutar dos jogos junto com suas famílias. Reconhecendo a sensibilidade dos autistas a estímulos sensoriais, como ruídos e multidões, a sala oferecerá um refúgio tranquilo onde será possível assistir aos jogos em um ambiente mais calmo e controlado.

Estádio do Palmeiras já possui uma sala sensorial
O Allianz Parque inaugurou em fevereiro a primeira sala sensorial. Essa iniciativa é um avanço significativo na criação de ambientes mais inclusivos para torcedores com necessidades sensoriais especiais.

A sala conta com uma estrutura de equipamentos para suporte em crise, hiperestímulo ou desregulação, como abafadores de som, cadeiras com capas texturizadas e balanço. Profissionais especializados também ficam no espaço para auxiliar durante os eventos.

Deseja acessar as salas?
Ressaltamos que não é necessário um ingresso específico para acessar esses espaços inclusivos, eles estão disponíveis para qualquer pessoa no espectro autista ou deficiências variadas, que esteja no estádio e sinta a necessidade de um ambiente mais tranquilo.

Iniciativas que se multiplicam
E olha que essa ideia tá se espalhando feito bola em jogo de final de campeonato! Corinthians, Coritiba, Grêmio, Internacional, São Paulo e até lá do outro lado do mundo, no estádio do Arsenal, são alguns estádios que também têm seus espaços especiais para autistas.

Ações como essas não apenas demonstram a importância de criar espaços seguros e acolhedores para todos os pequenos torcedores, mas também reforçam a ideia de que o esporte pode ser um poderoso meio de promover a inclusão e a diversidade. Ao adaptar suas arenas para atender às necessidades de todos os visitantes, os clubes de futebol estão dando um passo significativo em direção a um futuro mais inclusivo e acessível.

Imagem: Divulgação/Santos FC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.