Descrição
A intervenção fundamentada na ABA
ABA é uma sigla para denominar Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis) e se refere a um dos componentes que definem uma contribuição da Psicologia como área de conhecimento e campo de atuação chamada Análise do Comportamento. No contexto da intervenção em transtornos do desenvolvimento e, especialmente, Autismo (Transtornos do Espectro Autista – TEA), a ABA é delimitada pelos pressupostos de:
- Necessidade de estimulação intensiva, de 20 a 40 horas semanais
- Intervenção individualizada
- Planejada e estruturada especificamente para cada indivíduo, de acordo com suas necessidades e ritmo de desenvolvimento.
- Melhores resultados quando inciado precocemente
- Avaliação contínua da intervenção
- Treinamento e capacitação de pais e responsáveis
- Treinamento e capacitação da equipe escolar
- Trabalho em parceira multiprofissional
- Terapia que visa desenvolvimento pleno
- Desde comportamentos pré-requisitos (como contato visual, imitações, seguimento de instrução, identificações, brincar) até comportamentos mais complexos como comunicação, interação social, abstração, expressão de sentimentos, autonomia, autocontrole, etc.
- Terapia que visa minimização de comportamentos
- Comportamentos que possam, eventualmente, estar atrapalhando o desenvolvimento social do indivíduo (comportamentos disruptivos, estereotipias, rigidez comportamental, etc.).
Ina Mota Gomes Pereira dos Anjos
Gostaria de saber se vocês fazem ABA aos sábados e domingos e durante a semana após às 18 horas porque minha filha estuda na escola período integral.