Descrição
O Instituto Sorrir para Vida foi criado em 2007 por iniciativa de duas mulheres, a dentista Marisa Helena de Carvalho (motivada pelo seu enfrentamento do câncer) e pela médica oncologista Vanessa de Carvalho Fabrício.
Compartilhando conhecimento e propósito de vida, estas duas profissionais uniram-se por uma causa em comum, oferecer qualidade de vida para pessoas com câncer, através do tratamento odontológico de qualidade e gratuito.
Anos depois, o atendimento foi ampliado, passando a oferecer tratamento odontológico para pessoas com deficiências.
–
Atendimento de pessoas com deficiência
Pessoa com deficiência é aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica, ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal para o ser humano. O tratamento odontológico dessas pessoas necessita de um tempo menor nas sessões e um número maior delas, além de exigir muito mais paciência e dedicação do profissional, e também a colaboração dos familiares, pois dependendo do grau de deficiência a higienização será de total responsabilidade dos cuidadores. Para o tratamento desses pacientes existem alguns métodos que podem auxiliar o odontólogo na realização de um tratamento de qualidade, como por exemplo, contenção física, sedação e anestesia geral. Após o procedimento, se for necessário medicar o paciente, deve-se atentar aos fatores biológicos que influenciam a resposta farmacológica do organismo. Estes pacientes constituem um grupo que pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização.
Ainda sem avaliações